Descortinar

Não tenho cortinas nas janelas. Ao acordar, gosto de olhar para a luz do sol sobre o muro. São quase três anos de observação atenta para, assim, saber que horas são sem precisar de relógios. Posso dizer o quanto estou atrasada só de olhar para fora. E quando não há sol? Bem, nesses dias não há marcação do tempo.

É domingo. Olhei para o muro e constatei: – Hmm, já passa das oito. Virei-me na cama e fiquei a ouvir, preguiçosa, o espalhamento das folhas lá fora: – Preciso varrer essa calçada. Virei para o outro lado, chutei o travesseiro que estava entre as pernas e pensei no quanto adoro o barulho dos calangos, corruíras, pardais e rolinhas fuçando nos montes que vão sendo arranjados, aqui e ali, conforme o vento sopra: – Ah, deixa as folhas aí mesmo, depois da anpap eu limpo a casa.

Por falar em pássaros, antes de me levantar pensei naquele beija-flor que costumava me visitar todos os dias. Ele aparecia ali, na janela do quarto, quando a luz do sol estava naquela mesma posição: – Hmm, tem mais de seis meses que não o vejo.

Passei o café. Sentei-me para continuar a leitura do capítulo Autobiographical Acts, do livro Reading autobiography: a guide for interpreting life narrative, pois vou trazer alguns aspectos discutidos aí para a escrita da book review do livro Picturing Identity – que já está com oito dias de atraso!

Liguei o computador, caneca de café ao lado, livro aberto na página 79. Antes de reiniciar os trabalhos, olhei para fora e, por alguns instantes, deixei-me levar sei lá por quantos pensamentos. Saí do transe quando um pássaro cruzou a garagem de ponta a ponta. No retorno desse trajeto, ele parou – em pleno voo – em frente à janela da sala. O beija-flor se mostrou por alguns segundos e saiu em disparada, no rumo do pé de hibisco.

Mágica é isso!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.