Complexos

A exposição COMPLEXOS: ELEMENTOS INTERLIGADOS OU QUE FUNCIONAM COMO UM TODO abriu hoje, às 10h, na Galeria da FAV e no Expolab da FAV/UFG. A mostra reúne os resultados das pesquisas em artes visuais conduzidas por alunas e alunos do curso Artes Visuais – Bacharelado ao longo do ano 2019, com a orientação de professoras e professores da FAV/UFG.

EXPO_imagem1

IMG_9040
Emili Tanaka, 2019 (Foto: Manoela A. Afonso Rodrigues)
FranciscaComplexos
Franxica, 2019 (Foto: Manoela A. Afonso Rodrigues)

COMPLEXOS é a terceira exposição do gênero realizada na Galeria da FAV. A primeira foi a mostra COEXISTÊNCIA, em 2017, resultado da aproximação inicial das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 2, Laboratório de Produção Artística 4, e Expografia e Montagem, experiência relatada neste artigo publicado na Revista da UFG. No ano seguinte, em 2018, realizamos a segunda exposição dos resultados das pesquisas de TCC, chamada TRAVERSÕES, mantendo a proposta de interligar as disciplinas já citadas e observando a importância das dimensões pedagógicas da Galeria da FAV para a formação das/os estudantes do curso Artes Visuais – Bacharelado.

Ao longo desse processo, temos experimentado formas de trabalhar colaborativamente, reunindo docentes do curso Artes Visuais – Bacharelado e do curso Museologia, bem como discentes de vários períodos e contando com o apoio da equipe da Galeria da FAV. Olhando daqui, após a abertura da terceira exposição realizada com o objetivo de dar visibilidade para a pesquisa em arte de nossas/os estudantes, percebo que o nosso trabalho vem ganhando força e se tornando expressivo, uma vez que podemos constatar a atuação de várias alunas e alunos, bem como de egressos, na cena artística local. Outro aspecto positivo é observar como este conjunto de ações que resultam na Exposição e na comunicação das pesquisas durante a Semana de Defesa dos TCCs do curso Artes Visuais – Bacharelado vem se tornando um estímulo à prática, ao estudo e à pesquisa junto a estudantes de outros períodos do nosso curso, criando um senso de pertencimento e fortalecendo nossa área de conhecimento: Artes.

Na semana que vem, de segunda a quinta-feira, teremos as defesas de TCC do curso Artes Visuais – Bacharelado. Segue, abaixo, a programação das defesas, lembrando que a exposição das pesquisas permanecerá na Galeria da FAV até o dia 6/12.


BANCAS DE DEFESA DE TCC – ARTES VISUAIS BACHARELADO – 2019/2


25/11 – Segunda-feira, Auditório da FAV

9h – Vestígios entre o passado e o presente: Jóquei Clube de Goiás através do olhar de ausência e memória. Aluna: Franciele de Oliveira Franca Rabelo. Orientador: Prof. Glayson Arcanjo. Banca: Profs. Odinaldo Costa e Rosi Martins (EMAC/UFG).

10h – Espetáculo da imagem de si: reflexões sobre a autorrepresentação. Aluno: Wallison Diniz. Orientador: Prof. Juliano Moraes. Banca: Profs. Manoela A. Afonso Rodrigues e Edgar Franco.

11h – Incursões na Zona Neutra: Comentário, Polarização e a Perspectiva do Conflito. Aluno: Matheus Pires. Orientadora: Profa. Manoela A. Afonso Rodrigues. Banca: Profs. Juliano Moraes e Odinaldo Costa.


26/11 – Terça-feira, Auditório da FAV

8h – Entre as artes visuais e a dança: o movimento intrínseco a esculturas em cerâmica e tecido. Aluna: Melissa de Araújo. Orientadora: Profa. Anahy Jorge. Banca: Profs. Glayson Arcanjo e Paulo Feitoza.

9h – Descobertas da memória: infância, gatos e a modelagem em argila. Aluna: Maria Cecília de Boni. Orientadora: Profa. Anahy Jorge. Banca: Profs. Glayson Arcanjo e Helder Amorim.

10h – Instalação transcendente: A experiência com o Divino – em uma perspectiva cristã – como elemento poético para a criação artística. Aluna: Cristiana Brito. Orientadora: Profa. Anahy Jorge. Banca: Profas. Maria Tereza e Rogéria Eler.


27/11 – Quarta-feira, Ateliê de Gravura

8h – Gravura Visionária: poéticas artísticas de entre-mundos. Aluna: Fabiana Francisca Santos. Orientadora: Profa. Manoela A. Afonso Rodrigues. Co-orientador: Prof. Helder Amorim. Banca: Profs. Adriana Mendonça e Edgar Franco.

27/11 – Quarta-feira, Auditório da FAV

9h – O módulo pentagonal: entre gravura tradicional e a gravura no campo ampliado. Aluno: Wander Filho. Orientadora: Profa. Eliane Chaud. Banca: Profs. Adriana Mendonça e Helder Amorim.

10h – Ressignificação feminina e arte na “Feira das Minas”. Aluna: Pauline Arroyo. Orientadora: Profa. Eliane Chaud. Banca: Profs. Maria Tereza e Helder Amorim.

11h – Cyberskin: manufatura do desvio. Aluna: Beatriz Bortolozzo. Orientadora: Profa. Manoela A. Afonso Rodrigues. Banca: Profs. Odinaldo Costa e Glauco Ferreira.

28/11 – Quinta-feira, Auditório da FAV

8h – Netbonding: sobre estabeler laços na era digital. Aluna: Maria Clara Curti. Orientador: Prof. Odinaldo Costa. Banca: Profs. Manoela A. Afonso Rodrigues e Wolney Fernandes.

9h – Corpo indisciplinado. Aluno: Jhony Aguiar. Orientador: Prof. Odinaldo Costa. Banca: Profs. Manoela A. Afonso Rodrigues e Rosi Martins.

10h – Feridas invisíveis: As crianças esquecidas. Aluna: Emili Tanaka. Orientador: Prof. Odinaldo Costa. Banca: Profs. Manoela A. Afonso Rodrigues e Glayson Arcanjo.

11h – Vivacidade Africana e Ancestralidade Vital: Referências da Cultura Negra na Arte de Rubem Valentim. Aluno: Gabriel Barros. Orientador: Prof. Marcos Soares. Banca: Profas. Noeli Batista e Patrícia Bueno.

* A Exposição + Semana de Defesa dos TCCs configuram um evento de extensão cadastrado na UFG

**As defesas valem como horas complementares, basta levar o formulário, preencher e coletar a assinatura da Coordenadora dos TCCs do Bacharelado (profa. Manoela)