GEMMA

DOYG1883

O Grupo de Estudos de Metodologias, Métodos e Abordagens da Pesquisa em Arte – GEMMA foi criado no dia 31 de outubro de 2019 e faz parte do projeto de pesquisa Prática Artística como Pesquisa: Metodologias, Métodos, Abordagens e Processos, coordenado pela Professora Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues e vinculado à Linha de Pesquisa (b) Poéticas Artísticas e Processos de Criação, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – PPGACV/FAV/UFG.

O GEMMA foi idealizado pela professora Manoela em colaboração com seus orientandos de mestrado, Ingrid Costa e Matheus Raztro, e com Don Gomes, egresso do mestrado em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG e hoje professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

O GEMMA tem como principal objetivo estudar metodologias, métodos, abordagens e processos de pesquisas realizadas por meio da prática artística, ou seja, aquelas também chamadas de: pesquisa em poéticas visuais, pesquisa em poéticas artísticas, pesquisa baseada na prática (practice-based research), pesquisa baseada em artes (arts-based research), pesquisa em arte (em contraposição à pesquisa sobre arte).

Estamos interessados em saber e compreender como artistas que desenvolvem pesquisa no âmbito acadêmico hoje, seja em nível de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, têm problematizado, produzido, sistematizado e circulado o conhecimento gerado por meio de investigações que se dão a partir de seus processos de criação e práticas artísticas.