
PESQUISA EM ARTE
ARTES VISUAIS
PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA EM ARTE
ESTUDOS AUTO/BIOGRÁFICOS
ESTUDOS DECOLONIAIS
Grupo cadastrado no diretório do CNPq

O Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA) é um grupo de pesquisa da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) idealizado pela professora Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues em 2016 e implementado em 2017, como um dos resultados previstos em seu projeto de pesquisa PV01208-2017 Práticas Artísticas Autobiográficas: intersecção entre prática artística, escritas de vida e decolonialidade. O grupo tem como objetivo geral investigar poéticas artísticas e processos de criação que endereçam o campo dos Estudos Auto/Biográficos a partir das especificidades da Pesquisa Artística conduzida na área de Artes (CAPES). Desde então, o grupo tem estimulado a criação de espaços de convergência para diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão que articulam os campos da Arte e da Auto/Biografia de forma crítica. Os impactos das atividades do grupo de pesquisa podem ser observados nas produções artísticas e acadêmicas, pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso defendidos em níveis de graduação e pós-graduação, supervisão de estágios pós-doutorais, propostas pedagógicas, eventos acadêmicos e ações de extensão que oferecem cursos, palestras, seminários e exposições de arte ao público interessado.
O NuPAA conta com a participação de diversas pesquisadoras/es, docentes e estudantes, distribuídas/os em três linhas de pesquisa, sendo a linha MATERIALIDADES E IMATERIALIDADES AUTO/BIOGRÁFICAS NAS POÉTICAS ARTÍSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO coordenada pela professora Manoela com o objetivo de investigar: 1) Atravessamentos entre as artes visuais, os estudos auto/biográficos e os estudos decoloniais na constituição de lugares de enunciação, individuais e/ou coletivos; 2) Escritas de si (diário, sonhário, correspondência, memoir, dentre outros), Arquivos pessoais (álbum de família, objetos pessoais, coleções, registros audiovisuais, dentre outros) e Oralidades (testemunho, história de vida, história oral, saberes transgeracionais, dentre outras) nos processos de criação e na constituição do trabalho artístico em diversas linguagens; 3) Poéticas de (auto) localização que partem das relações entre o relato autobiográfico (de sujeitos e/ou grupos) e as noções de espaço, lugar, território, fronteira, natureza, ancestralidade, pertencimento, migração, esquecimento, exílio. Palavras-chave: Pesquisa Autobiográfica em Arte; Escritas de si; Pesquisa Narrativa; Transpedagogia; Autobiogeografia; Geopoéticas; Pensamento Sistêmico; Decolonialidade; Poéticas Artísticas; Processos de Criação.
mostrar os resultados artísticos da pesquisa:

Um movimento e meio, participação do NuPAA na exposição coletiva do II Seminário de Pesquisa em Arte – II SPA, PPGACV/FAV/UFG. Centro Cultural da UFG (CCUFG), 2024, Goiânia.







