NuPAA

O Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA) é um grupo de pesquisa da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq  e tem como objetivo investigar e desenvolver processos artísticos a partir do entrecruzamento dos campos artes visuais autobiografia. O grupo está vinculado ao projeto de pesquisa Práticas Artísticas Autobiográficas: Intersecções entre Prática Artística, Escritas de Vida e Decolonialidade, cadastrado junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG em fevereiro de 2017. Atualmente, o NuPAA conta com duas linhas de pesquisa:

1) Autobiografia e Decolonialidade nas Práticas Artísticas Contemporâneas, coordenada pela professora Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (FAV/UFG);

2) Processos Artísticos do Corpo e da Intimidade, coordenada pelo professor Dr. Odinaldo da Costa Silva (FAV/UFG).

O impacto das atividades propostas pelo NuPAA pode ser observado em práticas artísticas, pesquisas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso defendidos e premiados nos anos 2017 e 2018 no âmbito do curso Artes Visuais – Bacharelado da FAV/UFG. Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/FAV/UFG) passou a oferecer, a partir de 2019, vagas de mestrado para pesquisas em poéticas visuais e processos de criação com foco nas relações entre arte, autobiografia e decolonialidade.